top of page
Fernando Maia da CUnha-2.jpg
contato
Fernando Maia da Cunha


 
  • Instagram ícone social

Obrigado! Mensagem enviada.

Fernando Maia da Cunha é fotógrafo, pesquisador, curador e professor efetivo da UFC - Universidade Federal do Ceará no ICA - Instituto de Cultura e Arte. É Doutor em Psicologia pelo programa de pós-graduação em psicologia na Universidade Federal do Ceará PPGP, é Mestre em Comunicação em Fotografia e Audiovisual na Universidade Federal do Ceará pelo programa de pós-graduação em comunicação na Universidade Federal do Ceará PPGCOM, tem Pós-Graduação em Fotografia, Imagem e Comunicação na Universidade Cândido Mendes - RJ, tem MBA em História da Arte pela Universidade São Camilo, tem especialização técnica com bolsa da Future Earth em Fotografia e Vídeo e eco documentação na NORDIC FOLKHIGHSCHOOL BISKOPS ARNÖ, na Suécia e graduou-se em Belas Artes/ Desenho Industrial /Comunicação Visual, na PUC - RJ.

Em 1994 inicia sua carreira como fotógrafo e diretor de fotografia onde transitou pela cinematografia e fotografias publicitária, de moda e documental e nos últimos 10 anos através de projetos fotográficos, instalações e foto-filmes vem se dedicando a pesquisas e construção de narrativas fotográficas autorais buscando sentir, pensar e entender a imagem e seus atravessamentos com as histórias de vida. Através do mergulho nos processos investigativos que desenvolvem pesquisas e a elaboração de projetos fotográficos que trabalham deslocamentos de diferentes tempos e lugares que buscam pensar o atravessamento que a fotografia tem entre o documento e a ficção, criando narrativas ficcionais que são base para a construção imagens e autorretratos que atuam nos processos investigativos sobre identidade, memória e o esquecimento e narrativas de si.
 
Participa como professor pesquisador do:
- IMAGO - laboratório de estudos de estética e imagem - UFC – Universidade Federal do Ceará.
- PARALAXE - Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica da UFC - Universidade Federal do Ceará.
- Líder do GAEIC - Grupo de Análises e Estudos da Imagem Contemporânea - Narrativas de Sí com parceria entre UFC e o Museu da Fotografia de Fortaleza.  Coisas frágeis: narrativas sobre experiências de sofrimento e os efeitos dos enquadramentos Psi submetido para chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa C.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7678365011386951.
Sócio Efetivo da ABC - Associação Brasileira de Cinematografia e membro da REDE - Rede de Produtores Culturais de Fotografia no Brasil - RPCFB.

Nasceu na cidade do Rio de Janeiro e é residente em Fortaleza desde 2009. Entre 1989 e 1993 trabalhou com fotografia, cinematografia e audiovisual como freelancer de produtoras de vídeo e fotografia e junto a ONG Asplande (Brasil) e Future Earth (Suécia) com TV Popular na área Rural de Paracambí e nas comunidades do Pavão-pavãozinho e Cantagalo no Rio de Janeiro.



Em 1993, viajou para Pernambuco, para trabalhar na TV VIVA, televisão popular da cidade de Olinda. Junto a Fundação Luiz Freire. De 1990 a 1994 atuou como assistente de fotógrafos de cinema, publicidade e moda como: Walter Carvalho, Murillo Meirelles, Márcia Ramalho, Alexandre Salgado, Aderi Costa e Mauro Risch entre outros.
 
Em 1994 inicia sua carreira como fotógrafo e diretor de fotografia trabalhando com uma cartela de agências e clientes em publicidade e moda como: D+, Salles, Giovanni, Fisher, Fisher-SP e BR Fisher & Justus, Casa da Criação, Artplan, Banco do Brasil, Bozano Simonsen, CBF, Via Milano, Via Mia, Farm, Nativa, Auslander, Ecléctic, Luiza Herculano, Modelando Idéias, Cavendish, Kylza Ribas, Tessuti, Mademoiselle, Calliente, Rabo de Saia, In+Up, Illiá, Rio Sul, Insetizan, Ponto Frio, Auto Express, Oceânica Seguros, FIAT, Gazeta Mercantil do Rio, Intervalo, Prefeitura Municipal do Rio, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Essilor, Varilux, Terra Encantada, Fagga Eventos , Ediouro e La Folie.
 
De 2010 a 2014 dividiu-se entre a fotografia profissional e o Magistério superior, lecionando na Fanor, Devry, Faculdades Marista, Faculdades Cisne, Faculdades Cearenses, Mauricio de Nassau e como professor substituto no jornalismo e publicidade na UFC - Universidade Federal do Ceará. A partir de 2014 até atualmente, é professor do magistério superior efetivo na UFC - Universidade Federal do Ceará no ICA - Instituto de Cultura e Arte lecionando nos cursos de Design-Moda, Publicidade e Cinema.

bottom of page